sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Levando chumbo em três frentes


Conhece aquele velho dito popular, nunca deposite todos os seus ovos no mesmo cesto? O protagonista dessa pequena história não só conhecia como acreditava se tratar de um bom conselho. Seguiu-o à risca, pode até ter exagerado um pouco. Decidiu aventurar-se em três frentes diferentes, assim, pensava, colheria os frutos mais rápidos.

O tempo foi passando e não vieram. Só então lhe veio a ideia de que talvez o terreno fosse infértil, impróprio para o plantio. O pensamento lhe jogou em crise existencial. O que fazer? Abandonar tudo e se aventurar em outras paragens? Insistir e finalmente tentar vencer pelo cansaço? Abandonar uma empreitada, talvez duas, e se concentrar completamente em apenas uma? Se sim, qual escolher?

Não sabia decidir. Não tinha as respostas para essas perguntas. Sabia apenas que estava cansado de esperar. Talvez morresse de fome se continuasse aguardando os resultados chegarem. Talvez, se os abandonasse, faltasse ridiculamente pouco para que finalmente viessem. E caso descobrisse que isso era verdade, jamais se perdoaria por não ter perseverado um pouco mais. Só mais um pouco.

No entanto, se fosse um soldado, estaria lutando em três fronts ao mesmo tempo. Seu batalhão já estaria reduzido a alguns poucos infelizes feridos e debilitados e estaria levando chumbo cerrado dos três lados de uma vez só. A munição acabando. Pensando que, se a hora chegasse, estenderia a bandeira branca. Rendição para viver na derrota. Ou puxaria o pino de sua última granada. Se a arremessaria ou se a seguraria, não sabia ao certo. Achava que só teria certeza quando o momento de usá-la chegasse. Por enquanto ainda tinha algumas balas na agulha. Escasseando rapidamente, mas melhor que nenhuma.

E a saraivada de fogo chovendo dos três lados, determinada a acabar com ele. Por enquanto, ainda acreditava que podia aguentar um pouco mais. Ainda poderia ver o fruto de seu investimento, triplo sucesso até. O dito dos ovos ainda poderia compensar. Se tudo mais falhasse, ainda tinha aquela granada. Segurava firme o pino no lugar enquanto alternava olhar para as três direções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário