Ainda
quentinho da gráfica, já está disponível o novo livro publicado pela Editora
Toró Na Cuca. Jogo Arriscado – Uma
Passagem pela Assistência Social é o primeiro que não é de autoria de
nenhum dos sócios-fundadores, entrando em um de nossos objetivos principais, o
de lançar novos autores.
Abaixo
segue o texto do release oficial na íntegra com a sinopse do livro e
informações sobre o autor. Quem se interessou, quiser saber mais e adquirir o
livro, entre no site da Toró, através
deste link.
RELEASE: JOGO ARRISCADO – UMA PASSAGEM PELA ASSISTÊNCIA SOCIAL
“Imediatamente os policiais chegaram. Um deles pisou a cara do menor com a sola de sua bota. Era a terceira vez que ele caía nas garras da lei. E agora já tinha 17, quase 18 anos.”
Um menor infrator. Uma mulher agredida pelo marido. Uma mãe abusiva e dependente química.
Três histórias diferentes e que nunca se cruzam, mas com um grande elemento em comum: a intervenção da assistência social pública brasileira em cada um deles. Três histórias reais, contadas de forma envolvente e precisa como uma boa prosa, embora esta não seja uma obra de ficção.
Um adolescente relata com igual naturalidade sua vida pelo submundo do crime e tráfico de drogas, bem como suas passagens pelos institutos correcionais e a filosofia de vida lá adquirida.
Uma esposa se refugia do marido violento dentro da repartição da assistência social, transformando-a em sua pequena ilha de porto seguro, ainda que por apenas um breve momento.
E uma assistente tenta ajudar uma mãe dependente química a se livrar do vício e a cuidar e educar seus filhos sem o uso de violência, a única linguagem que ela própria conheceu desde sua infância.
Através destes exemplos verídicos de problemas bastante reais que afligem milhares de brasileiros, o autor mostra de maneira bastante direta, e fugindo de lições de moral, o importante papel desempenhado pela assistência social e como o órgão opera.
Uma obra de cunho ao mesmo tempo narrativo, analítico, e até mesmo didático, sua mistura de gêneros e estilos é um fator tão forte quanto as histórias apresentadas, capazes de agradar tanto o leitor casual, atrás de uma boa trama, quanto o estudante de ciências sociais interessado no funcionamento do órgão e em estudos de caso. E também, claro, aos profissionais da área, com seu cotidiano tão bem e cruamente retratado.
Seja tomado como entretenimento, aprendizado, ou ambos, uma coisa é certa: ninguém passará incólume pelas fortes situações apresentadas em Jogo Arriscado – Uma Passagem pela Assistência Social.
Sobre o autor:
André Luiz Falacho Torres nasceu em 1977 na cidade de Santos (SP). Mudou-se para São Paulo em 1999, ano em que ingressou como professor de língua portuguesa na rede pública do Estado, onde se efetivou em 2004 após completar sua formação em letras na Universidade de São Paulo. Como coordenador pedagógico, redigiu a Proposta Pedagógica e o Plano de Gestão quadriênio 2008-2011 da Escola Estadual Caetano de Campos.
Escreveu o blog Diário da Cabana (diariodacabana.wordpress.com), produzindo crônicas diárias a partir da experiência vivida no interior da Cabana Arte Extemporânea, evento promovido pelo Atelier do Centro (Universidade Livre de Arte), que reuniu 28 artistas de diversas áreas num convívio de 3 meses no interior da galeria Mário Schemberg da FUNARTE/SP, dentro da mostra nacional Em torno De/Nos limites da Arte-2ª edição, entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010.
Jogo Arriscado – Uma Passagem pela Assistência Social, lançado pela Toró na Cuca, é seu primeiro livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário