quarta-feira, 11 de julho de 2012

O que o tédio não faz


Sempre fui um sujeito metódico para tudo. Com a escrita não seria diferente. Tenho minha rotina e meus rituais específicos. Não é só sentar a bunda na cadeira e mandar brasa, tem que dar aquela estralada nos dedos antes, estilo “pianista de concerto”, manja?

A estralada, no caso, é em sentido figurado, mas já deu pra ter uma ideia. Há todo um processo de pequenos gostos e manias envolvido, o qual tem de ser seguido à risca pra poder sair alguma coisa no fim do dia. Ou ao menos tinha.

Ultimamente tenho notado uma mudança. Foi tão gradual que não percebi acontecendo no começo, mas o método não anda mais tão restrito. Tem ficado cada dia mais caótico. Não é mais preciso ritual ou horário certo. Agora a coisa funciona independente desses fatores. Basta entrar um outro elemento na equação: o tédio.

Antigamente, quando ficava entediado, ia fazer qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, por mais improdutiva que fosse, exceto escrever alguma coisa. Hoje em dia o tédio me faz desejar sentar em frente ao computador e digitar algo. Não importa o dia ou horário. Nem sequer quanto tempo eu tenha disponível para isso.

Pode ser domingo, seis da tarde. Se estiver de bobeira por cinco minutos, a vontade de escrever algo aparece. Sexta-feira, onze da noite, nada para fazer? Vou fazer uns dois textos, só por diversão. Claro que uma vida social fraca (às vezes até inexistente) contribui para esse novo processo.

Pelo menos não sinto mais que estou perdendo tempo à toa. Tem suas vantagens. Acelerar algumas coisas, criar outras que nem imaginava que seriam criadas, aumentar a produtividade. O tédio como força criativa, devo dizer, tem um grande potencial que havia ignorado por todo esse tempo. Não mais, ele chegou para ficar, estou gostando da imprevisibilidade que ele proporciona, de não ficar mais preso às velhas rotinas. Manias estão morrendo lentamente, no meu universo ordenado, trata-se de um grande acontecimento.

Agora só falta eu conseguir escrever um romance nesse novo esquema, simplesmente por não ter aonde ir no sábado à noite... Mas calma, devagar eu chego lá. Tudo faz parte do novo processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário