sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os filmes da Marvel – Parte final


Leia também:

Concluindo a retrospectiva de filmes baseados nos personagens da Marvel Comics. Todas as películas desta lista e das partes anteriores chegaram ao Brasil, mesmo que alguns tenham saído apenas em vídeo.


O Justiceiro: Em Zona de Guerra (2008)

A terceira tentativa de fazer um bom filme do Justiceiro. Esse aqui bateu na trave. Ray Stevenson é a imagem escarrada da versão Max do personagem (especialmente das capas de Tim Bradstreet), a diretora Lexi Alexander realiza toda a violência característica que um filme dele merece, mas a dupla de vilões caricatos, destoando completamente do resto da produção, coloca tudo a perder e descamba em mais um filme ruim, meia-boca no máximo. Outro fracasso de bilheteria, e parece que agora o Justiceiro não volta mais ao cinema...


X-Men Origens: Wolverine (2009)

O primeiro filme solo de um personagem do universo dos X-Men. Não poderia ser outra escolha a não ser o mais popular deles. Contudo, nessa mania de querer encaixar personagens violentos em filmes de censura livre, as garras de Wolvie se tornam inúteis. A história é ruim, cheia de buracos, personagens adorados (como Deadpool) são completamente descaracterizados e o filme ainda sofre do mesmo erro de X-Men – O Confronto Final: a grande concentração de mutantes conhecidos por metro quadrado, para satisfazer os instintos “Onde Está Wally?” dos fãs, mas que nada ajudam na trama. Péssimo.


Homem de Ferro 2 (2010)

Repete os mesmos erros da primeira aventura do ferroso, mas não copia todos os acertos. Resultado: é inferior ao primeiro, mas a verdade é que não é tão ruim quanto foi alardeado à época. É o tipo de filme que melhora muito quando revisto. Tony Stark continua um ótimo personagem, há uma participação maior de Nick Fury, a estreia da Viúva Negra e boas cenas de ação. Merece uma reavaliação.


Kick-Ass – Quebrando Tudo (2010)

Baseado numa HQ do selo Icon, de autoria de Mark Millar e John Romita Jr., imagina o que aconteceria no mundo real, se um adolescente nerd resolvesse imitar os heróis dos quadrinhos e se tornar um vigilante mascarado. Hilário, violento, e completamente insano. Que o diga a Hit-Girl, aquela menininha dá medo. Uma ótima pedida. Você encontra a resenha aqui.


Thor (2011)

Sempre achei o personagem uma porcaria (salvo a versão ultimate) e suas HQs intragáveis, mas o filme foi uma grata surpresa. Não imaginava que seria tão engraçado quanto foi, beirando o pastelão em alguns momentos. Mas de resto, é apenas ok no geral. E o Gavião Arqueiro faz uma ponta, dando mais um passo para a formação dos Vingadores.


X-Men: Primeira Classe (2011)

Tinha cara de que seria uma bomba, muito por culpa do material de divulgação tosco (especialmente os cartazes), mas revelou-se uma grande surpresa positiva. Recém saído do ótimo Kick-Ass, Matthew Vaughn entrega mais um bom filme, o melhor da franquia mutante depois de X-Men 2, ainda que ele não se encaixe exatamente com a trilogia anterior, graças a muitas liberdades do roteiro. Mas a charmosa ambientação história e, sobretudo, o Magneto de Michael Fassbender, mais que compensam essas pequenas faltas. Leia a resenha.


Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Como no caso do Thor, este era mais um personagem pelo qual não tinha qualquer simpatia, e só fui ver o filme por “obrigação nerd”. E novamente gostei do que vi. Aventura à moda antiga, com jeitão de matinê. E o último filme antes de finalmente juntar toda essa turma como Vingadores. Vale a assistida.


Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (2012)

Melhor que o primeiro, colocando a história completamente de lado e centrando na ação, assumindo de vez o trash. Contudo, completamente desnecessário e facilmente esquecível. E Nicolas Cage, totalmente surtado, desistiu de vez de se levar a sério como ator. Se passar na TV, assista. Se não, sua vida não mudará em nada por causa disso.


Os Vingadores – The Avengers (2012)

Os planos a longo prazo do Marvel Studios dão bons frutos no primeiro filme que junta toda a galera como os maiores heróis da Terra. Um dos melhores blockbusters recentes, bem como uma das melhores comédias dos últimos tempos, graças à grande quantidade de piadas (todas ótimas) presentes. Cheio de referências e momentos saídos diretamente das páginas dos quadrinhos, é um filme cheio de nerd pride e o melhor longa do Marvel Studios até aqui. Conseguiram cumprir plenamente o que prometeram desde o primeiro Homem de Ferro. Leia aqui a resenha.


O Espetacular Homem-Aranha (2012)

O reboot do amigão da vizinhança é a maior decepção com um filme de super-herói que eu já tive. O personagem mais popular da Marvel merecia, especialmente após a grande trilogia de Sam Raimi, um tratamento muito melhor nas telas, e não essa produção mequetrefe. Tudo piorou, a história dos pais de Peter – que não interessa a ninguém – a origem do herói, o vilão, o uniforme, os exageros de roteiro. A condução morna do diretor Marc Webb é só a cereja dessa produção chocha de dar dó. Vão ter que melhorar muita coisa na sequência, mas o melhor a fazer seria mesmo rebootar de novo a franquia e trazer Sam Raimi de volta. É só não empurrarem o Venom pra cima dele que fica tudo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário