quinta-feira, 1 de março de 2012

Capangas na metade


Com o Episódio 13: Impasse Mexicano em Terras Brasilis publicado ontem, Capangas Contratados chegou oficialmente à metade da temporada. Boa hora para se fazer um balanço da Sitcom Literária nessa sua primeira metade.

Creio que a essa altura os personagens já estão devidamente apresentados e com suas personalidades bem desenvolvidas e delineadas. Souza, Tavares e o novato, cada um já tem sua cara na imaginação do leitor, assim espero. Para mim, três personagens era o ideal para essa série. Cada um deles deveria representar uma característica importante para o desenvolvimento da história.

O novato, por ser o calouro, representa o olhar de fora, é ele quem situa o leitor nos negócios escusos da máfia e em seus procedimentos pouco ortodoxos. Tavares é a voz da razão, o sujeito experiente que já viu de tudo, não se choca com nada (à exceção das aventuras sexuais de Souza) e é capaz de manter a calma em qualquer situação, ele é o cool. Souza, por sua vez, é um estereótipo que praticamente toda sitcom televisiva possui. É o doidão, o exagerado, o reflexo amplificado de certas características peculiares. Ele é o Kramer de Seinfeld, o Barney de How I Met Your Mother, o Todd de Scrubs... só que na máfia. É a violência, o sexo e o politicamente incorreto sob efeito de anfetaminas.

É o exagero extremo que abre as portas para piadas que, de outra maneira, seriam pesadas e de mau gosto. Mas com Souza no comando, elas se tornam tão absurdas, tão exageradas, tão irreais, que de certa forma as validam, por assim dizer.

Nessa série eu queria explorar limites, ou a falta deles. Esse trio de protagonistas me permite isso e creio que até aqui tenho conseguido. Queria juntar, como já disse em outro texto, algumas referências que não havia conseguido encaixar em outros trabalhos. Tarantino, filmes de máfia em geral, filmes de ação dos anos 80 e por aí vai. É muito divertido misturar tudo isso numa trama protagonizada por personagens sem qualquer receio moral.

No fim das contas, essa é uma das graças de escrever, criar pessoas díspares em situações completamente fictícias, sem um pingo de semelhança com o autor. Afinal, eu não saio por aí atirando e ameaçando pessoas, espero que você saiba disso.

Tentei fazer de cada episódio um pequeno conto, uma história independente, com começo, meio e fim. Claro, eventualmente apresentei alguns arcos maiores, que concluem no episódio seguinte. Tudo, justamente, como numa sitcom televisiva. Talvez tenha me prendido demais ao formato-modelo, mas creio ter funcionado. Acredito que o leitor possa começar a ler de qualquer episódio, e, mesmo fora de ordem, entender o que está acontecendo.

Isso aqui não é um romance, é para ser uma leitura rápida e divertida. É para tentar capturar também a geração da internet, sem muita paciência. Embora eu realmente não ache uma vantagem conquistar leitores que se orgulham de postar o famigerado TLDR (too long, didn’t read – longo demais, não li), não há como negar que ler no computador não é a mesma coisa que em papel. Não dá pra ser um material denso. Tem que ser leve, ágil e, sobretudo, entreter imediatamente. Se cansar os olhos, então eu falhei.

Como falhei em alguns momentos. Não me sinto particularmente orgulhoso de algumas histórias publicadas, mas como é uma primeira experiência no formato, não chego a me torturar tanto quanto faço normalmente com outros trabalhos. O que não quer dizer que não tenha me dedicado igualmente à criação de cada episódio como faria com qualquer outra coisa, apenas não choro tanto o leite derramado, só isso. O Episódio 6, por exemplo, não é o que considero a faca mais afiada do conjunto. Isso é o que acontece quando se força uma piada. No caso, criei toda a trama só para manter o título, uma referência ao Monty Python. Errado, admito. Mas ao menos aprendi com ele.

Talvez tenha demorado um pouco, afinal, trouxe os Classe Média de volta em outro episódio, mas ao menos este levou a um novo encontro com o Dr. Seixas, então ao menos neste caso algo de bom saiu daí.

Essa também é uma das vantagens do formato. Errou em alguma coisa? Tenta fazer melhor na semana que vem. Acha que acertou em alguma coisa? Tenta repetir ou superar no próximo. No fim, isso não passa de um grande jogo de tentativas, apostas que às vezes compensam, às vezes não. A graça está em tentar ganhar a bolada como um jogador compulsivo, de novo, de novo e de novo.

Enfim, para a segunda metade da temporada, espere mais piadas pesadas, mais loucuras e nonsense, mais ultraviolência. Mais de tudo que você leu até aqui. Incluindo novos erros e acertos. Mais deste segundo tipo, tomara. Espero que você continue a se divertir pelas próximas treze semanas restantes.

E em meu nome e dos Capangas, agradecemos a audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário