sexta-feira, 11 de maio de 2012

Discografia Radiohead – Parte final


Leia também:

Na última parte da Discografia, os discos pós Kid A/Amnesiac. Para uma banda com mais de 20 anos de estrada, sua discografia é bem sucinta e também fácil de se encontrar, já tendo inclusive ganhado um relançamento recente.


I Might Be Wrong: Live Recordings (2001)

Este EP de 8 faixas (que também foi lançado no Brasil, algo raro de acontecer) tinha como único propósito acalmar certa apreensão dos fãs ao mostrar-lhes que as músicas eletrônicas e superproduzidas da dobradinha Kid A/Amnesiac podiam funcionar muito bem ao vivo. Fora isso, vale pela inédita em disco True Love Waits, mas que possui uma versão melhor (com teclado) circulando pela internet.

Nota: 7,5


Hail to the Thief (2003)

A união do melhor de dois mundos. A volta das guitarras, tão pedidas pelos fãs, aliada às esquisitices sonoras dos dois discos anteriores. Não à toa é seu melhor disco desde OK Computer. Desde as distorções de abertura de 2 + 2 = 5, passando pelo single There There, essa fusão de sonoridades funciona que é uma beleza. De fato, só há três músicas descartáveis aqui: as puramente eletrônicas e genéricas Backdrifts e The Gloaming e a horrenda We Suck Young Blood, fácil, fácil a pior coisa que eles já gravaram. As outras onze faixas são de primeira. Se não fosse por essas três canções, poderia ser mais um clássico. Do jeito que está é só um excelente álbum. Leia um pouco mais sobre ele aqui.

Nota: 9,5


In Rainbows (2007)

Após um hiato de quatro anos sem lançar nada (o maior de sua carreira), a banda grava e lança este disco de forma independente com uma forma de comercialização pioneira e ousada (pague quanto quiser). Resultado: ganham muito dinheiro, provam que um disco não precisa ser caro para dar lucro e que não precisam de grandes gravadoras para continuar em evidência no meio. Musicalmente, nova mudança de estilo. In Rainbows é um disco mais orgânico. Os elementos eletrônicos estão em segundo plano e as guitarras, por sua vez, mais calmas. É o tipo de disco que não impressiona na primeira audição, mas que cresce bastante a cada nova escutada. Bodysnatchers, All I Need e Jigsaw Falling Into Place não fazem feio entre as canções mais antigas. Para uma resenha minha mais completa sobre o disco, publicada no Delfos em 2010, é só clicar aqui.

Nota: 9


The Best Of (2008)

Com o fim do contrato com a EMI, a gravadora resolveu ganhar os últimos trocados com o Radiohead lançando esta coletânea contra a vontade do grupo. Compilando faixas de Pablo Honey até Hail to the Thief (In Rainbows já foi lançado de forma independente), foi lançado em duas versões, simples e dupla. A simples, com 17 faixas, é simplesmente insuficiente para apresentar os principais sucessos da banda para um neófito. Já a dupla, com 30 músicas no total, é uma boa porta de entrada. Para quem já tem todos os discos, essa coletânea não possui nenhum atrativo. O lado B Talk Show Host, única faixa mais alternativa, presente na versão dupla, pode ser achada facilmente na internet e em coletâneas pirata de lados B.

Nota: 8 


The King of Limbs (2011)

Depois de mais de 20 anos de carreira, até que demorou para o grupo dar sua primeira escorregada. Como há uma primeira vez para tudo, The King of Limbs foi a pisada na bola inaugural da banda. Lançado no mesmo esquema de In Rainbows (mas com preço fixo), decepciona por ser um passo atrás. Ao invés de seguir pelo muito mais interessante caminho musical de In Rainbows, a banda retoma a exata mesma sonoridade de Kid A e Amnesiac, em canções menos inspiradas que as destes discos. Há bons momentos sim, mas nada muito memorável. É o tipo de álbum que sempre será preterido por algum outro da discografia da banda.

Nota: 6,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário