terça-feira, 8 de maio de 2012

Uma ode ao Aquaman


No post de hoje vou falar sobre o Aquaman. E neste momento todo mundo deve estar se perguntando: por quê? Porque eu gosto do personagem, simples assim. Sempre tive uma queda pelo chamado underdog (aquele cara pelo qual ninguém dá nada). E Aquaman talvez seja o maior representante deles.

Ele é um dos sete grandes medalhões da DC Comics, um de seus personagens mais famosos (ao lado de Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde e Caçador de Marte) e, no entanto, nunca fez nenhum sucesso comercial ou de popularidade. Pior, sempre foi a piada da editora, muito graças a sua participação no desenho dos Superamigos que posteriormente rendeu uma série de vinhetas hilárias no Cartoon Network, como aquela onde ele tenta se comunicar telepaticamente com uma pilha de atuns enlatados num supermercado.

Suas aventuras na era de ouro eram ridículas, para dizer o mínimo. Sim, ele cavalgava um cavalo-marinho gigante. Mas qualquer HQs de super-herói do período era igualmente imbecil ao ponto do dano cerebral. Graças a Deus eu fui criança na década de 80, com a morte do Robin, o surgimento do Venom e por aí vai. Histórias mais sérias, com mais desenvolvimento. Se fosse criança nas décadas de 40 a 60, provavelmente jamais teria me tornado fã de quadrinhos.

Seu primeiro título próprio durou bastante, mas sofria por ter sido publicado justamente no período mais retardado das histórias de super-heróis. Posteriormente ganhou algumas minisséries e mais uma tentativa de revista mensal que não vingou. Só foi desfrutar de relativo sucesso com um novo título publicado em 1994.

Na época, a indústria estava desesperada com a vertiginosa queda de público. A Marvel quase faliu. A DC resolveu chutar o pau da barraca e promover algumas mudanças radicais com alguns de seus personagens mais famosos e/ou queridos. Foi aí que o Superman morreu. Batman teve sua coluna quebrada. O Lanterna Verde virou um vilão e foi substituído por um novato. O Arqueiro Verde morreu e seu filho assumiu seu manto. Aquaman deixou barba e cabelo crescerem e perdeu a camiseta laranja. Perdeu também uma mão, devorada por piranhas. Substituiu-a por um arpão, adotando um visual mais “radical”. Coisa do período, a Image Comics e heróis malvadões eram a tendência.

Ajudou o fato da revista ser escrita por Peter David, operário-padrão da indústria, sempre muito competente.  Foi o título mais longevo do herói. Ajudou também o fato de, na época, Grant Morrison estar escrevendo a Liga da Justiça e ter resgatado os sete grandes como seus protagonistas.

Mas tanto David quanto Morrison saíram de seus respectivos títulos e ambos foram sofrendo uma queda de qualidade. Mais uma vez, a revista do rei dos mares foi cancelada.

Nos anos seguintes, o personagem tornou a patinar. Tentaram uma abordagem mística. Mas confundiram todo mundo, pois aquele Arthur Curry (seu nome real) não era o verdadeiro Arthur Curry, só tinha o mesmo nome. Mas hein? Depois experimentaram ligá-lo ao folclore do rei Arthur e até uma mão feita de água ele ganhou, para substituir o arpão. Era possível contar nos dedos as boas histórias do personagem (gostei bastante daquela do terremoto que afundou uma parte de San Diego).

Eis que a DC resolve dar um reboot em seu universo. O novo título do Aquaman ficou com ninguém menos que Geoff Johns (o Midas da editora, ou o Brian Michael Bendis da Distinta Concorrência) junto do brasileiro Ivan Reis, sua principal dupla criativa, responsável pelo sucesso recente do Lanterna Verde e pela saga A Noite Mais Densa.

Era tudo que o personagem precisava, os astros do momento tentando concretizar a missão de finalmente levá-lo ao seu lugar de direito. Também seria sua última chance. Se nem eles conseguissem, então estaria eternamente fadado ao fracasso comercial e a ser sempre uma piada interna.

A arte de Ivan Reis (um dos meus desenhistas favoritos atualmente) está competente como sempre, mas o grande responsável por finalmente levar Aquaman a um lugar de destaque (é um dos títulos mais vendidos dos chamados “Novos 52”) é mesmo Johns. Ele fez isso de uma maneira ao mesmo tempo simples e genial: abraçou a piada. Pegou tudo o que os leitores e a cultura pop têm de preconceito com o personagem, e transportou direto para o universo do gibi. O resultado atinge níveis de uma crueldade hilária.

Por um lado você tem uma figura extremamente nobre (em todos os sentidos, o cara faz parte da realeza!), que não pertence totalmente nem ao mundo da superfície, nem ao submarino, mas ajuda ambos sempre que necessário. E que não é compreendido por ninguém.

Um cara que vira um carro-forte como se erguesse uma xícara de café e toma um tiro de metralhadora na cara e a única consequência é um pequeno corte superficial. E com tudo isso, ainda é tratado como a piada dos super-heróis. Policiais se lamentam porque vão ser sacaneados por seus pares na delegacia por terem precisado da ajuda do “meia-boca” Aquaman. Um deles lhe pergunta se ele precisa de um copo d’água. E numa das cenas mais surreais dos últimos tempos, Arthur vai almoçar num restaurante de frutos do mar, deixando os clientes do lugar chocados.

Ao mesmo tempo em que injeta grandes doses de ação e tenta expandir a mitologia do personagem (parece que finalmente será revelado quem afundou a Atlântida), Geoff incorpora todas as gozações e piadinhas de décadas no universo da história e mostra como essa visão popular é equivocada, mas de um jeito tão divertido e bem humorado que esse é o título mais prazeroso de se ler desde o... Lanterna Verde. Coincidência?

O escritor tem a coragem de dar a cara para bater ao assumir de vez a suposta “tosquice” do personagem ao mostrá-lo, no começo de uma edição, despencando dos céus no meio de um deserto. Claro que a piada do peixe fora d’água é feita, e funciona. Nota-se que a trama está avançando para algum lugar e embora ainda falte ao herói pelo menos um grande vilão (tudo bem, o Arraia Negra matou seu filho, mas ainda assim não é uma figura memorável. Falta um Coringa, um Lex Luthor), algumas possibilidades aventadas demonstram grande potencial para serem desenvolvidas futuramente.

O personagem amargou por mais de 60 anos (descontando-se, conforme já comentado, alguns momentos) no limbo da mediocridade. Agora finalmente está sendo colocado em seu patamar apropriado no panteão da editora de maneira surpreendente. Demorou, mas finalmente encontrou seu lugar.

Não à toa, essa é a única revista que não aguentei esperar a publicação por aqui e estou acompanhando simultaneamente com o lançamento nos EUA. Esse é o título que tornou Aquaman grande, embora ainda seja divertido rir da cara dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário