quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Laranja Mecânica na Literatura e no Cinema - Parte II: O Filme


Leia também:
- Parte I: O Livro 

Escrito e dirigido por Stanley Kubrick em 1971, e estrelado por Malcolm McDowell, Laranja Mecânica hoje é reconhecido como um dos maiores clássicos da história do cinema, bem como um dos mais controversos e polêmicos.

Kubrick vinha de uma sequência de grandes filmes (Glória Feita de Sangue, Spartacus, Lolita, Dr. Estranho e 2001: Uma Odisséia no Espaço). Seu próximo projeto seria um filme sobre a vida de Napoleão Bonaparte, chamado Waterloo. Após anos de pesquisa e preparação para rodar esse trabalho, os financiadores da película deram para trás e o projeto naufragou. Kubrick decidiu então adaptar Laranja Mecânica.

O diretor fez uma versão fiel da versão americana do livro (que possui um capítulo a menos), com sutis diferenças e uma ou outra omissão de elementos da obra original. O próprio Anthony Burgess gostou do filme e considerou que fez justiça ao livro, já que em 116 minutos (embora o primeiro corte da película tivesse cerca de quatro horas), praticamente toda a história do livro chegou às telas.

No entanto, o filme causou mais polêmica que o próprio livro. Sua exibição foi banida em vários países. Na Inglaterra, o filme foi lançado com a classificação “X” (a censura mais alta), mas Kubrick acabou ordenando que fosse retirado de cartaz, pois sua família estava recebendo ameaças de morte. O diretor só autorizou o filme a voltar a ser exibido em cinemas ingleses após sua morte. Foi o que aconteceu em 1999, quando faleceu logo após completar De Olhos Bem Fechados. Laranja Mecânica voltou aos cinemas britânicos, desta vez com uma censura mais branda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário